PRODUZINDO AULA PARA OS 8ºs anos da FENELON...Aguardem fotos e videos!!!!
ATIVIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO
Reconhecendo gênero textual CONTO.
1. CONTEÚDO: Conto de enigma / Conto de terror / Conto fantástico
2. OBJETIVO:
• Favorecer a interpretação coletiva e individual de contos;
• Ler tipos variados de conto;
• Apreender características de conto de suspense;
• Apreender e reconhecer características de conto de terror;
• Apreender características de conto fantástico;
• Diferenciar contos de enigma, de suspense e fantástico;
• Montar quadro com características do gênero estudado para exposição em sala;
• Produzir texto com características similares aos textos lidos.
3. METODOLOGIA
• Separar a sala em 03 equipes iguais;
• Escolher nome para equipe;
• Estabelecer tempo para indicações para as seguintes funções:
I. COORDENADOR: verifica todas as atividades da equipe.
Segundo o dicionário Aurélio: coordenar v.t.d – dispor segundo certa ordem e método; organizar e/ou dirigir, dando orientação.
NOME DO GRUPO COORDENADOR ELEITO
1.
2.
3.
II. REDATOR: escreve ou digita toda a aula
Redigir v.t.d – escrever com ordem e método; exprimir-se sintaticamente por escrito.
NOME DO GRUPO REDATOR ELEITO
1.
2.
3.
III. ILUSTRADOR: exemplificar conteúdo aprendido.
Ilustrar v.t.d esclarecer com imagens; exemplificar; ornar com ilustração.
NOME DO GRUPO ILUSTRADOR 01 ILUSTRADOR 02
IV. LEITORES: aquele que lê em voz alta para outros ouvirem.
Ler v.t.d percorrer com a vista o que está escrito proferindo com palavras.
NOME DO GRUPO LEITOR 01 (parte inicial) LEITOR 02(parte final)
V. REVISOR: faz revisão de textos e respostas nos cadernos.
Revisar v.t.d ler procurando os erros e assinalando-os.
NOME DO GRUPO REVISOR ELEITO
1.
2.
3.
VI. DIVULGADOR: registra em as atividades e as publica, na ordem em que ocorreram, no blog: portuguespraquemquer.blogspot.com
Divulgar v.t.d tornar público, conhecido.
NOME DO GRUPO DIVULGADOR ELEITO
1.
2.
3.
VII. DESIGN: organiza o ambiente para aula.
Começo: adequação de cadeiras por equipe (11 cada) e 02 mesas para ilustração;
Desenvolvimento: atentos a entrega de material por equipe;
Fim: colagem de material digitado e ilustrado nas paredes da sala e/ou corredores.
NOME DO GRUPO DESIGN 01 (parte inicial) DESIGN 02(parte final)
• Distribuir crachás;
• Separar livros de português e cadernos nas mesas atrás dos grupos;
• Esclarecer regras:
O grupo será avaliado individual e coletivamente(pontos para 1ª nota);
Não poderá haver troca de funções durante as aulas;
A leitura não pode ser interrompida por piadas ou brincadeiras;
Ninguém pode se ausentar da sala (mesmo em aula vaga ou intervalo) sem arrumá-la;
Não há competição, já que todos os alunos tem uma tarefa a cumprir;
• Iniciar leitura do texto 1 “A faixa manchada” página 12 - Leitor 01 e 02 do grupo 01 (___________________)
• Apreciar opiniões sobre o texto
• Debater sobre partes da narrativa: enredo, tipo e papel do narrador (observador, personagem, onisciente), personagens, tempos do texto (psicológico e/ou cronológico),valorização do espaço no texto;
• Observar questões dos exercícios para tirar dúvida (coordenador e design distribuem livros e cadernos)
• Iniciar leitura do texto 2 “O retrato oval” página 22 - Leitor 01 e 02 do grupo 02 (___________________)
• Apreciar opiniões sobre o texto
• Diferenciar elementos do conto de terror do conto de suspense nos textos
• Observar questões dos exercícios para tirar dúvida
• Montar e revisar material impresso e artístico para exposição
• Avaliar processo de correção e dinâmica de trabalh
Reconhecendo gênero textual CONTO.
1. CONTEÚDO: Conto de enigma / Conto de terror / Conto fantástico
2. OBJETIVO:
• Favorecer a interpretação coletiva e individual de contos;
• Ler tipos variados de conto;
• Apreender características de conto de suspense;
• Apreender e reconhecer características de conto de terror;
• Apreender características de conto fantástico;
• Diferenciar contos de enigma, de suspense e fantástico;
• Montar quadro com características do gênero estudado para exposição em sala;
• Produzir texto com características similares aos textos lidos.
3. METODOLOGIA
• Separar a sala em 03 equipes iguais;
• Escolher nome para equipe;
• Estabelecer tempo para indicações para as seguintes funções:
I. COORDENADOR: verifica todas as atividades da equipe.
Segundo o dicionário Aurélio: coordenar v.t.d – dispor segundo certa ordem e método; organizar e/ou dirigir, dando orientação.
NOME DO GRUPO COORDENADOR ELEITO
1.
2.
3.
II. REDATOR: escreve ou digita toda a aula
Redigir v.t.d – escrever com ordem e método; exprimir-se sintaticamente por escrito.
NOME DO GRUPO REDATOR ELEITO
1.
2.
3.
III. ILUSTRADOR: exemplificar conteúdo aprendido.
Ilustrar v.t.d esclarecer com imagens; exemplificar; ornar com ilustração.
NOME DO GRUPO ILUSTRADOR 01 ILUSTRADOR 02
IV. LEITORES: aquele que lê em voz alta para outros ouvirem.
Ler v.t.d percorrer com a vista o que está escrito proferindo com palavras.
NOME DO GRUPO LEITOR 01 (parte inicial) LEITOR 02(parte final)
V. REVISOR: faz revisão de textos e respostas nos cadernos.
Revisar v.t.d ler procurando os erros e assinalando-os.
NOME DO GRUPO REVISOR ELEITO
1.
2.
3.
VI. DIVULGADOR: registra em as atividades e as publica, na ordem em que ocorreram, no blog: portuguespraquemquer.blogspot.com
Divulgar v.t.d tornar público, conhecido.
NOME DO GRUPO DIVULGADOR ELEITO
1.
2.
3.
VII. DESIGN: organiza o ambiente para aula.
Começo: adequação de cadeiras por equipe (11 cada) e 02 mesas para ilustração;
Desenvolvimento: atentos a entrega de material por equipe;
Fim: colagem de material digitado e ilustrado nas paredes da sala e/ou corredores.
NOME DO GRUPO DESIGN 01 (parte inicial) DESIGN 02(parte final)
• Distribuir crachás;
• Separar livros de português e cadernos nas mesas atrás dos grupos;
• Esclarecer regras:
O grupo será avaliado individual e coletivamente(pontos para 1ª nota);
Não poderá haver troca de funções durante as aulas;
A leitura não pode ser interrompida por piadas ou brincadeiras;
Ninguém pode se ausentar da sala (mesmo em aula vaga ou intervalo) sem arrumá-la;
Não há competição, já que todos os alunos tem uma tarefa a cumprir;
• Iniciar leitura do texto 1 “A faixa manchada” página 12 - Leitor 01 e 02 do grupo 01 (___________________)
• Apreciar opiniões sobre o texto
• Debater sobre partes da narrativa: enredo, tipo e papel do narrador (observador, personagem, onisciente), personagens, tempos do texto (psicológico e/ou cronológico),valorização do espaço no texto;
• Observar questões dos exercícios para tirar dúvida (coordenador e design distribuem livros e cadernos)
• Iniciar leitura do texto 2 “O retrato oval” página 22 - Leitor 01 e 02 do grupo 02 (___________________)
• Apreciar opiniões sobre o texto
• Diferenciar elementos do conto de terror do conto de suspense nos textos
• Observar questões dos exercícios para tirar dúvida
• Montar e revisar material impresso e artístico para exposição
• Avaliar processo de correção e dinâmica de trabalh
Comentários
Postar um comentário