PRODUZINDO AULA PARA OS 8ºs anos da FENELON...Aguardem fotos e videos!!!!

ATIVIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO
Reconhecendo gênero textual CONTO.
1.    CONTEÚDO: Conto de enigma /  Conto de terror / Conto fantástico
2.    OBJETIVO:
•    Favorecer a interpretação coletiva e individual de contos;
•    Ler tipos variados de conto;
•    Apreender características de conto de suspense;
•    Apreender e reconhecer características de conto de terror;
•    Apreender características de conto fantástico;
•    Diferenciar contos de enigma, de suspense e fantástico;
•    Montar quadro com características do gênero estudado para exposição em sala;
•    Produzir texto com características similares aos textos lidos.
3.    METODOLOGIA
•    Separar a sala em 03 equipes iguais;
•    Escolher nome para equipe;
•    Estabelecer tempo para indicações para as seguintes funções:
I.    COORDENADOR: verifica todas as atividades da equipe.
Segundo o dicionário Aurélio: coordenar v.t.d – dispor segundo certa ordem e método; organizar e/ou dirigir, dando orientação.
NOME DO GRUPO    COORDENADOR ELEITO
1.   
2.   
3.   
II.    REDATOR: escreve ou digita toda a aula
Redigir v.t.d – escrever com ordem e método; exprimir-se sintaticamente por escrito.
NOME DO GRUPO     REDATOR ELEITO
1.   
2.   
3.   
III.    ILUSTRADOR: exemplificar conteúdo aprendido.
Ilustrar v.t.d esclarecer com imagens; exemplificar; ornar com ilustração.
NOME DO GRUPO    ILUSTRADOR 01    ILUSTRADOR 02
       
       
       
IV.    LEITORES: aquele que lê em voz alta para outros ouvirem.
Ler v.t.d percorrer com a vista o que está escrito proferindo com palavras.
NOME DO GRUPO    LEITOR 01 (parte inicial)    LEITOR 02(parte final)
       
       
       
V.    REVISOR: faz revisão de textos e respostas nos cadernos.
Revisar v.t.d ler procurando os erros e assinalando-os.
NOME DO GRUPO     REVISOR ELEITO
1.   
2.   
3.   
VI.    DIVULGADOR: registra em as atividades e as publica, na ordem em que ocorreram, no blog: portuguespraquemquer.blogspot.com
Divulgar v.t.d tornar público, conhecido.
NOME DO GRUPO     DIVULGADOR ELEITO
1.   
2.   
3.   
VII.    DESIGN: organiza o ambiente para aula. 
Começo: adequação de cadeiras por equipe (11 cada) e 02  mesas para ilustração;
Desenvolvimento: atentos a entrega de material por equipe;
Fim: colagem de material digitado e ilustrado nas paredes da sala e/ou corredores.

NOME DO GRUPO    DESIGN 01 (parte inicial)    DESIGN 02(parte final)
       
       
       
•    Distribuir crachás;
•    Separar livros de português e cadernos nas mesas atrás dos grupos;
•    Esclarecer regras: 
O grupo será avaliado individual e coletivamente(pontos para 1ª nota);
Não poderá haver troca de funções durante as aulas;
A leitura não pode ser interrompida por piadas ou brincadeiras;
Ninguém pode se ausentar da sala (mesmo em aula vaga ou intervalo) sem arrumá-la;
Não há competição, já que todos os alunos tem uma tarefa a cumprir;

•    Iniciar leitura do texto 1 “A faixa manchada” página 12    - Leitor 01 e 02 do grupo 01 (___________________)
•    Apreciar opiniões sobre o texto
•    Debater sobre partes da narrativa: enredo, tipo e papel do narrador (observador, personagem, onisciente), personagens, tempos do texto (psicológico e/ou cronológico),valorização do espaço no texto;
•    Observar questões dos exercícios para tirar dúvida (coordenador e design distribuem livros e cadernos)
•    Iniciar leitura do texto 2 “O retrato oval” página 22    - Leitor 01 e 02 do grupo 02 (___________________)
•    Apreciar opiniões sobre o texto
•    Diferenciar elementos do conto de terror do conto de suspense nos textos
•    Observar questões dos exercícios para tirar dúvida
•    Montar e revisar material impresso e artístico para exposição
•    Avaliar processo de correção e dinâmica de trabalh

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Triste

Que palavra escolher como título?