PROJETO EM EXECUÇÃO NOS 8ºS ANOS DA ESCOLA FENELON CÂMARA
PROJETO “Estudando e misturando MORFOSSINTAXE com diversão”
O presente trabalho tem por fundamento a análise epilinguística dos termos essenciais, integrantes e acessórios dos períodos simples em Língua Portuguesa partindo de pesquisa intuitiva e exposição oral de leituras discentes e releitura destas de forma lúdica e instrutiva utilizando a robótica como suporte diferenciador de aprendizagem; influenciando, a partir de atividades práticas de cada aluno, a fixação do conteúdo proposto.
A pesquisa direcionadora na internet e em livros específicos sobre os termos dos períodos simples na Língua Portuguesa, bem como a diferenciação entre período simples e composto serviu como base para aulas preparatórias em turno oposto e elaboração de micro aula discente a ser apresentada em suas turmas.
A robótica faz despertar o gosto dos alunos para apreensão de características e funções dos termos apresentados nas micro aulas utilizando as diferentes tecnologias disponíveis nos ambientes pedagógicos - salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo; e a experiência pessoal do discente – exercendo assim o papel essencial da escola como formadora de cidadãos.
Eis a sistematização do mesmo:
1. CONTEÚDO:
• Termos essenciais do período simples: SUJEITO SIMPLES, COMPOSTO, OCULTO, INDETERMINADO E INEXISTENTE e PREDICADO VERBAL, NOMINAL E VERBO-NOMINAL.
• Termos integrantes do período simples: COMPLEMENTO VERBAL E NOMINAL
• Termos acessórios do período simples: ADJUNTOS, APOSTO E VOCATIVO.
2. OBJETIVO:
2.1 Objetivos atitudinais:
• Trabalhar em grupo cooperativamente;
• Argumentar para sustentar ideias;
• Realizar atividades com autonomia, de forma responsável e criativa;
2.2 Objetivos conceituais e Procedimentais
• Favorecer a interpretação coletiva e individual de período simples;
• Apreender características de termos dos períodos no sintagma;
• Utilizar corretamente os termos essenciais, integrantes e acessórios nas orações;
• Diferenciar termos de acordo com sua utilização;
• Produzir texto em slide para apresentação de micro aulas para turmas (ver anexo 1);
• Utilizar robôs para busca e caracterização de termos em texto estudado (ver anexo 2)
• Executar programação em robôs a fim de promover movimentos em busca das respostas certas em análise morfossintática (ver anexo 3).
• Fixar e divulgar conteúdo abordado em exercícios orais e escrito em sala e redes sociais (ver anexo 4).
3. METODOLOGIA
• Separar a sala em equipes iguais para estudo em horário oposto;
• Assistir apresentações sobre termos das orações em 02 aulas por grupo;
• Exercitar de forma oral e escrita os conteúdos abordados;
• Produzir individualmente um quiz na internet sobre tema proposto;
• Apreender características de programação de robôs;
• Montar cenário de jogo de boliche para culminância de estudo das micro aulas;
• Os grupos tem que montar e personalizar robôs utilizando programa específico
• Os robôs programados tem que atingir os pinos do boliche e a equipe tem que fazer a análise do período afixado no pino atingido pelo robô;
• Vence o jogo a equipe que analisar corretamente o maior número de períodos
• As equipes terão que formular regras a respeito dos temas que apresentaram observando o uso que fizeram de expressões em redes sociais e nos trabalhos apresentados nas microaulas;
• A turma deverá formular um quiz para reapresentação do tema e da regra que faz o uso de cada termo no sintagma.
4. Recursos e materiais necessários:
01 APARELHO DE DATASHOW
COMPUTADORES COM INTERNET
CAIXAS DE SOM PARA APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDO
MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS
MICROFONE SEM FIO
MALETAS COM EQUIPAMENTOS DE ROBÓTICA
5.CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Mês Atividade trabalhada
AGOSTO • Seleção de conteúdo a ser trabalhado;
• Separação de equipes para aulas em horários opostos;
• Aulas expositivas docente sobre assunto específico de cada grupo;
• Execução de micro aulas discentes
SETEMBRO • Aulas expositivas docente sobre assunto específico de cada grupo;
• Execução de micro aulas discentes
• Produção de quiz para interação e fixação de conteúdos estudados;
• Confecção de robôs com programação para roboliche
• Apresentação de resultados de estudo interativo em Roboliche da morfossintaxe.
OUTUBRO • Apreciar textos em redes sociais acessadas pelos discentes para leitura reflexiva e estudos das funções sintáticas e morfológicas estudadas.
• Produzir regras de compreensão coletiva do uso refletido dos termos como essenciais, integrantes e acessórios das orações.
• Apresentar resultados em quiz coletivo da turma e expor resultados para toda a escola na Mostra cultural
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