PROJETO EM EXECUÇÃO NOS 8ºS ANOS DA ESCOLA FENELON CÂMARA

PROJETO “Estudando e misturando MORFOSSINTAXE com diversão”

           O presente trabalho tem por fundamento a análise epilinguística dos termos essenciais, integrantes e acessórios dos períodos simples em Língua Portuguesa partindo de pesquisa intuitiva e exposição oral de leituras discentes e releitura destas de forma lúdica e instrutiva utilizando a robótica como suporte diferenciador de aprendizagem; influenciando, a partir de atividades práticas de cada aluno, a fixação do conteúdo proposto. A pesquisa direcionadora na internet e em livros específicos sobre os termos dos períodos simples na Língua Portuguesa, bem como a diferenciação entre período simples e composto serviu como base para aulas preparatórias em turno oposto e elaboração de micro aula discente a ser apresentada em suas turmas. A robótica faz despertar o gosto dos alunos para apreensão de características e funções dos termos apresentados nas micro aulas utilizando as diferentes tecnologias disponíveis nos ambientes pedagógicos - salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo; e a experiência pessoal do discente – exercendo assim o papel essencial da escola como formadora de cidadãos. Eis a sistematização do mesmo: 
1. CONTEÚDO: • Termos essenciais do período simples: SUJEITO SIMPLES, COMPOSTO, OCULTO, INDETERMINADO E INEXISTENTE e PREDICADO VERBAL, NOMINAL E VERBO-NOMINAL. • Termos integrantes do período simples: COMPLEMENTO VERBAL E NOMINAL • Termos acessórios do período simples: ADJUNTOS, APOSTO E VOCATIVO. 

2. OBJETIVO: 
2.1 Objetivos atitudinais: • Trabalhar em grupo cooperativamente; • Argumentar para sustentar ideias; • Realizar atividades com autonomia, de forma responsável e criativa; 
2.2 Objetivos conceituais e Procedimentais • Favorecer a interpretação coletiva e individual de período simples; • Apreender características de termos dos períodos no sintagma; • Utilizar corretamente os termos essenciais, integrantes e acessórios nas orações; • Diferenciar termos de acordo com sua utilização; • Produzir texto em slide para apresentação de micro aulas para turmas (ver anexo 1); • Utilizar robôs para busca e caracterização de termos em texto estudado (ver anexo 2) • Executar programação em robôs a fim de promover movimentos em busca das respostas certas em análise morfossintática (ver anexo 3). • Fixar e divulgar conteúdo abordado em exercícios orais e escrito em sala e redes sociais (ver anexo 4).

3. METODOLOGIA • Separar a sala em equipes iguais para estudo em horário oposto; • Assistir apresentações sobre termos das orações em 02 aulas por grupo; • Exercitar de forma oral e escrita os conteúdos abordados; • Produzir individualmente um quiz na internet sobre tema proposto; • Apreender características de programação de robôs; • Montar cenário de jogo de boliche para culminância de estudo das micro aulas; • Os grupos tem que montar e personalizar robôs utilizando programa específico • Os robôs programados tem que atingir os pinos do boliche e a equipe tem que fazer a análise do período afixado no pino atingido pelo robô; • Vence o jogo a equipe que analisar corretamente o maior número de períodos • As equipes terão que formular regras a respeito dos temas que apresentaram observando o uso que fizeram de expressões em redes sociais e nos trabalhos apresentados nas microaulas; • A turma deverá formular um quiz para reapresentação do tema e da regra que faz o uso de cada termo no sintagma.

4. Recursos e materiais necessários: 01 APARELHO DE DATASHOW COMPUTADORES COM INTERNET CAIXAS DE SOM PARA APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDO MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS MICROFONE SEM FIO MALETAS COM EQUIPAMENTOS DE ROBÓTICA 

 5.CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 
 Mês Atividade trabalhada 
AGOSTO • Seleção de conteúdo a ser trabalhado; 
              • Separação de equipes para aulas em horários opostos; 
          • Aulas expositivas docente sobre assunto específico de cada grupo;
        • Execução de micro aulas discentes 

SETEMBRO • Aulas expositivas docente sobre assunto específico de cada grupo;
                    • Execução de micro aulas discentes 
                 • Produção de quiz para interação e fixação de conteúdos estudados;
                 • Confecção de robôs com programação para roboliche 
                  • Apresentação de resultados de estudo interativo em Roboliche da morfossintaxe. 

OUTUBRO • Apreciar textos em redes sociais acessadas pelos discentes para leitura reflexiva e estudos das funções sintáticas e morfológicas estudadas. 
             • Produzir regras de compreensão coletiva do uso refletido dos termos como essenciais, integrantes e acessórios das orações. 
            • Apresentar resultados em quiz coletivo da turma e expor resultados para toda a escola na Mostra cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Triste

Que palavra escolher como título?