Uma sequencia didática que ainda não apliquei em sala mas que acho extremamente importante...

PROFESSORA : NEUSILENA DE BRITO COSTA

PROJETO PARA APLICAÇÃO EM ESCOLA


PROJETO “ CALCULANDO SAÚDE”

O presente trabalho tem por fundamento a busca do reconhecimento e valorização da ALIMENTAÇÃO partindo de pesquisa intuitiva e exposição oral de interesses discentes e releitura destas de forma lúdica e instrutiva; influenciando, a partir de atividades práticas de cada aluno, a execução de exercícios físicos, o cálculo de calorias consumidas e desperdiçadas em cada fase da vida e em lugares diferentes do planeta bem como a reflexão da mudança de atitude em relação a aspectos relativos ao processo de necessidade e consumo de alimentos no nosso dia a dia.
A pesquisa direcionadora sobre nível de vitamina dos alimentos em proporção a necessidade diária do ser humano servirá como base para a análise de dados sobre a situação nutricional de países de continentes diferentes no decorrer da história e para reflexão sobre a substituição de produtos industrializados por naturais.
Despertar o gosto dos alunos pela alimentação adequada no que diz respeito ao nível aceitável de vitamina para seu desenvolvimento, utilizando as diferentes tecnologias disponíveis nos ambientes pedagógicos - salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo; e a experiência pessoal do discente -  é papel essencial da escola como formadora de cidadãos.
Subitens que deverão ser trabalhados:
            O IDEAL SERIA FAZER UM BATE PAPO DEPOIS DE PESQUISA E ENTREVISTA COM ESPECIALISTA (gravada pelos alunos para edição em vídeo).
TURMA 01 (NUTRICIONISTA) – PIRÂMIDE ALIMENTAR.
1.      O que é alimentação adequada para cada um?
2.      Que vitaminas são necessárias para cada faixa etária?
3.      Em que alimentos é possível adquirir essas vitaminas?
4.      Eu me alimento adequadamente?
5.      Que alimentos podem usar para substituir os que não têm vitaminas necessárias a meu desenvolvimento?
6.      O que é uma PIRÂMIDE ALIMENTAR?
·         CONSTRUÇÃO DE PIRÂMIDE PARA DEMONSTRAÇÃO DE ERROS E ACERTOS NA ALIMENTAÇÃO DOS VISITANTES: em pirâmides de mesmo tamanho *vale estudar área da figura em matemática (um coberto e com exemplo de alimentação adequada e outro descoberto e vazio o visitante tentará montar a alimentação adequada [com alimentos confeccionados em plásticos ou biscuit] e o expositor deverá estabelecer 05 minutos para isso.Depois , o aluno demonstrará seu conhecimento a respeito da quantidade de vitaminas na pirâmide construída pelo visitante e descobrirá o modelo pronto com a alimentação ideal.Em seguida , explicará que em suas pesquisa verificou que essa alimentação é adequada porque distribui uniformemente os nutrientes e evita doenças.

TURMA 02 (NUTRICIONISTA E EDUCADOR FÍSICO) - IMC
1.      O que sei sobre calorias?
2.      Por que são necessárias calorias para o corpo humano?
3.      Como saber minha necessidade de calorias?
4.      O que é IMC?
5.      Quais os alimentos mais calóricos da minha casa?Em que influenciam no meu desenvolvimento?
6.      O que fazer para perder calorias?

·         CÁLCULO DO IMC DOS VISITANTES: um grupo de 03 alunos ficará responsável pela medição do IMC dos visitantes explicando como podemos fazê-lo e incentivando a diminuí-lo com a demonstração de quantidade de calorias em painel ilustrativo e panfleto (montado em Power point) distribuído para visitantes.


TURMA 03 (ESPECIALISTA EM ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA) O ideal seria uma visita a loja ou restaurante especializados e a universidade.
1.          O  que é um produto orgânico?
2.          Qual a diferença entre eles e o industrializado (no preço *vale trabalhar porcentagem  e na composição)?
3.          Quais países mais os consomem?
4.          Orgânico e transgênico são a mesma coisa?
5.          Por que não consumimos esses produtos diariamente? Como poderíamos fazê-lo? *pesquisa direcionada sobre hortas em cidades.
 
·         AMOSTRA DE IMPORTÂNCIA DE PRODUTOS ORGANICOS PARA ALIMENTAÇÃO: um dos alunos apresenta o resultado da pesquisa em slide ou moviemaker e seu grupo (03 ou 04 alunos) demonstra a importância do alimento orgânico com receita para degustação de visitantes.

TURMA 04 (PERSONAL TRAINNER ou PROFESSOR DE DANÇA) Visita temática a academia do bairro.
1.      Que exercícios servem para perder calorias em idades diferentes?
2.      Em que a dança favorece na manutenção da saúde?
3.      Qual o tipo de dança mais aceito por cada faixa etária?
4.      O ritmo da streetdance faz perder quantas calorias?
5.      Que alimentos devem ser consumidos antes e depois do exercício físico?
·         DEMONSTRAÇÃO DE DANÇA PARA VISITANTES: um dos alunos faz uma breve explanação sobre a importância do exercício físico para a saúde e sobre o streetdance(dança de rua) e convida os visitantes a assistir sua apresentação; depois distribui um panfleto informativo sobre exercícios e quantidade de calorias perdidas enfatizando a dança apresentada.



TURMA 05 (HISTORIADOR E GEÓGRAFO)
1.      Que continente(s) se alimenta(m) melhor? Por quê?
2.      O que isso implica no desenvolvimento desses países?
3.      Que influência histórica há nessa má distribuição de alimentos?
4.      Que países desperdiçam mais alimentos? Em que posição o Brasil se encontra? O IDEAL SERIA A VISITA AO CEASA E A UM RESTAURANTE PARA ENTREVISTA** SOBRE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS – VER MANGAI )
5.      O que os alunos desperdiçam em casa? Que vitaminas estão deixando de adquirir?
6.      As vitaminas que desperdiço servem para que no meu desenvolvimento?
·         CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E MONTAGEM DE VIDEO: os alunos deverão realizar entrevistas antecipadamente para formação de gráfico com dados e apresentação de vídeo sobre desperdício de alimentos que fazem falta a outras populações;explicar e citar o exemplo de boas iniciativas.


DECORAÇÃO: BANNER : SEREMOS O QUE FAZEMOS?FOTOS DE PESSOAS QUE TÊM ALIMENTAÇÃO ADEQUADA e DE FASES DO PROJETO



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