Aulas sobre o dia da mulher...tentando!



 

LENA COSTA - 
 

LÍNGUA PORTUGUESA
 
      
OBJETIVOS:

  • Ler textos diferenciados demonstrando para discussão e conhecimento sobre o tema : letra da música “Todas as mulheres do mundo”
  • Produzir opiniões coerentes ao gênero textual discutido ;
  • Expor de forma oral e escrita análise de texto com painel sobre Dia da mulher

CONTEÚDOS:

  • INTERTEXTUALIDADE   
  • RECONHECIMENTO DAS FUNÇÕES DAS PALAVRAS NA PRODUÇÃO INTERTEXTUAL
  • PRODUÇÃO DE TEXTO EM CARTAZ

ATIVIDADES (todas as atividades do período):

  • Apresentação breve das regras do trabalho em equipe: 05 minutos
  • Vídeo introdutório sobre leitura e produção de texto : https://www.youtube.com/watch?v=4LbX7RnQHjI
  • Debate - 10 minutos
  • Apresentação do tema “Dia internacional da mulher”
  • Leitura do texto 01 (letra da música)enquanto se faz a freqüência.
  • Debate e destaque de trechos importantes do texto. 05’00
  • Leitura compartilhada do texto 02 - 01’30
  • Debate e anotações para interpretação/ compreensão do texto 15’00
  • Dinâmica de grupo “Palavras” . Descrita em anexo
  • Montagem de painel  MULHERES QUE FAZEM O MUNDO
APROXIDAMENTE 02  aulas.

OBSERVAÇÕES:

  • É necessário DATASHOW COM CAIXA, Texto xerocado.
  • A aula seguinte será continuação desta.
  • A avaliação será contínua.












Texto 01

Todas As Mulheres Do Mundo
Elas querem é poder!
Mães assassinas, filhas de Maria
Polícias femininas, nazijudias
Gatas gatunas, kengas no cio
Esposas drogadas, tadinhas, mal pagas
Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher é meio Leila Diniz
Garotas de Ipanema, minas de Minas
Loiras, morenas, messalinas
Santas sinistras, ministras malvadas
Imeldas, Evitas, Beneditas estupradas
Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher é meio Leila Diniz
Paquitas de paquete, Xuxas em crise
Macacas de auditório,velhas atrizes
Patroas babacas, empregadas mandonas
Madonnas na cama, Dianas corneadas
Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher é meio Leila Diniz
Socialites plebéias, rainhas decadentes
Manecas alcéias, enfermeiras doentes
Madrastas malditas, superhomem sapatas
Irmãs La Dulce beaidetificadas
Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher é meio Leila Diniz

Texto 02


História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência naDinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU(Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva detrabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Marcos das Conquistas das Mulheres na História 

- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças.
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina.
- 1893 - a Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres (sufrágio feminino). A conquista foi o resultado da luta de Kate Sheppard, líder do movimento pelo direito de voto das mulheres na Nova Zelândia.
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.
- 1951 - a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais, visando a igualdade de remuneração (salários) entre homens e mulheres (para exercício de mesma função).











DINâMICA DAS PALAVRAS

  • Distribuir folhas de ofício para cada aluno escrever:
Ø  Nome de uma mulher importante em sua vida;
Ø  O que essa mulher faz de importante na sociedade.


  • Abrir painel com frase : MULHERES QUE FAZEM O MUNDO

  • Confeccionar placas para as meninas : #RESPEITOÉBOM

#EEUGOSTO


 



AUTOAVALIAÇÃO

Oral e escrita



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Triste

Que palavra escolher como título?