Metamorfoses - substantivo feminino 1. mudança completa de forma, natureza ou estrutura; transformação, transmutação. "m. dos antigos deuses dos egípcios" 2. bio mudança relativamente rápida e intensa de forma, estrutura e hábitos que ocorre durante o ciclo de vida de certos animais [A transformação da lagarta em borboleta é um exemplo.].

Hoje é 29 de Janeiro de 2016 e há muito tempo penso em escrever sobre o que sinto , o que passo, o que invento, o que me faz bem e mal...
Desde que descobri que o câncer fazia parte do meu momento pensei diversas vezes em voltar a usar todos os dias esse recurso que quando adolescente era tão frequente para diminuir , ás vezes até cessar minhas angústias e ânsias da idade (das quais não me livrei completamente, mas vamos lá...) e chegava a ligar o Pc ou o celular mas o texto nunca estava completo...
Vivi intensamente esse último ano... a partir de 01 de Abril de 2015 descobri muitas coisas e não vou conseguir listá-las aqui porque algumas só a prática momentânea me fez ver...


  • O que pensei ser Amizade na verdade passou a ser uma boa lembrança e , por muitos momentos , pesarosamente ,me questionei quem eram meus amigos que acharam que depois do diagnóstico não precisava sequer de um telefonema, um cartão, um email, um comentário em rede social...É claro que deixei de sentir falta disso 100% do tempo porque justificava "não...cada um tem sua vida" , "as pessoas não precisam demonstrar publicamente o que sentem por mim, mas me consideram... nunca fiz mal a ninguém..." 
  • Mas ai o tempo foi passando - e todo mundo sabe que pra quem está sem trabalhar, sem uma atividade rotineira o tempo passa a passos lerdos - comecei a ver que essas manifestações eram quase nenhuma... As valiosas como da minha amiga Cleide, as inesperadas como dos meus colegas de 1997 organizados por minha grande amiga Quézia e dos meus alunos do 9º ano A são evidentemente especiais e fizeram minha desagradável descoberta da doença , vamos dizer , valer a pena...




E agradeço a Deus por todas elas - as pessoas e situações que me fizeram sentir agraciada, presenteada, abençoada de verdade...
Recebi mensagens lindas e me emocionei muito com o fato de ser lembrada por pessoas que não estão há muito em meu convívio, mas ainda assim me surpreendi com pessoas a que dediquei (acho) tempo de sobra, confiei meus segredos, estabeleci como pessoas importantes mas até do que meu último relacionamento amoroso, minha família e que , ainda não entendo o motivo , deixaram de ter contato...
Já ouvi inclusive o questionamento se câncer é contagioso, se valeu a pena anos de amizade e trabalho até as madrugadas...já me questionei se não fui amiga suficiente, já me perguntei se era realmente amizade ou não...Se minha mãe estava certa: "Não confie em ninguém!"...
Agora desisti de responder a essa questão específica, ampliei minha interrogação para  "o que que me serve saber a resposta dos outros se vou continuar procurando outras?" ... Do que que me serve saber o porquê se não vou modificar os outros e vou sofrer por não ser do jeito que gostaria?
Tenho certeza de que não vale mais a pena buscar isso! Tô tentando viver cada dia, entender cada vez mais e isso implica julgar cada vez menos!!!! 
Não é fácil sentir-se ignorada quando se está num momento de sensibilidade, tipo TPM permanente rsrs...fazer convite de reencontro com amigas e elas ignorarem mas postar na rede que está com saudades...achar o número de alguém , mandar mensagem de felicitação e a pessoa responder "que bom que é você" mas passa um ano inteiro sem sequer perguntar como você REALMENTE está...

É óbvio que minha família compensa tudo isso, todas essas amarguras desnecessárias para quem quer viver seus dias bem - ELA É MINHA FORTALEZA! E mesmo que eu pensasse em fraquejar, desistir , chorar , permaneço aqui por eles : meu pai, minha mãe, minhas irmãs e meu filho são MAIS DO QUE MEREÇO!!!!
E durante todo esse tempo (que aprendi a recontar...) meus familiares (tios , primos, avós...) me mostraram também que nunca estive só, apesar de meus traumas já mencionados da mocidade...










Ainda tenho restrições quanto a minha fé nas pessoas e em mim mesmo e , talvez por isso, sinto que devo mais a Deus...mas sei também que com tudo que me aconteceu nesse 2015 e começo de 2016 Ele não me cobra nada; pelo contrário, me faz ver que devo e posso fazer ainda mais como agradecimento...inclusive esquecer quem me esqueceu para lembrar de quem sempre esteve aqui!



Comentários

  1. Que lindo! Lena,eu posso não está presente fisicamente com você muitas vezes, mas saiba que meus pensamentos a levam a Deus, te entregam a Ele e eu sei que lá você sempre, sempre estará bem, não importa os infortúnios dessa vida, com Ele tudo é graça. Ele te ama tanto e eu também amo, apesar de que nunca serei capaz de chegar ao mesmo nível do amor Dele, nunca! Faço como posso!
    Beijinhos, beijinhos!! Ágatha Bastos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Agatha querida! Vc é uma destas pessoas que me faz ver com sensibilidade e positividade a vida!!!! ��

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Triste

Que palavra escolher como título?