Rádio e Web radio

OFICINA DA RÁDIO ESCOLA
            O Rádio é um veículo de comunicação de massa capaz de informar, entreter e interagir. É sem dúvida um veículo democrático e tem um papel importante na transmissão de conhecimentos.


 Oficina 01 – RÁDIO ESCOLA TEMA: Comunicação: o que é? 
DATA: JULHO DE 2013 Dinâmica de grupo para integração e sensibilização do grupo para união e trabalho em equipe. Eis a descrição da dinâmica: 
INICIO: Categorias: - Apresentação - Criatividade - Quebra-Gelo Objetivos: Apresentação, integração, criatividade, expectativas, descontração, aquecimento, percepção de si e do outro, identificação, sensibilização, vitalizador, relacionamento interpessoal. Nº de Participantes: Material: Cartolina, canetas coloridas, lápis, cola, tesoura, revistas, jornais, papel sulfito, fita adesiva. Desenrolar: Utilizando diversos materiais cada participante constrói o crachá mais bonito que puder fazer, naquele momento. Pede-se deixem um espaço em branco para colocação do nome, porém não devem escrevê-lo ainda. Após o término, o facilitador recolhe os crachás e os distribui aleatoriamente. Neste momento os participantes escrevem os nomes nos crachás que receberam. Cada participante tenta descobrir quem fez o crachá e o porquê acredita ser aquela pessoa. Quem executou se apresenta e tenta, então, descobrir quem fez o seu crachá. Assim sucessivamente até o término. Variação: O Facilitador pode incluir o levantamento das expectativas do grupo (o tempo de duração do exercício aumentará). Após o término da dinâmica e do feedback do grupo inicial de vinte alunos, eles foram subdivididos e puderam apreciar os objetivos específicos da oficina com alusão ao processo de formação da rádio; Foram encaminhados para próxima reunião apresentação de relatórios escritos sobre rádios mais ouvidas em suas comunidades e presença de rádios comunitárias para debate na oficina seguinte. 

 RELATO DE ATIVIDADES MENSAIS DA OFICINA RÁDIO – ESCOLA

. • TEMA: Articulando linguagens: arte e escrita. Objetivo: Formação de material para divulgação do projeto. Produção de material verbal e não verbal sobre as produções discentes e consequente exposição na comunidade; relativo à divulgação na SEMANA DE ALIMENTAÇÃO a ser realizado última semana de março. Foram encaminhados para próxima reunião apresentação de relatórios e organização prévia em grupos por afinidade para possível apresentação de resultados na rádio durante o intervalo.
• TEMA: Qual o objetivo da programação?
 Objetivo: Selecionar material adequado para divulgação durante intervalo (mídia audiovisual) e articular aparelhagem e texto verbal e não verbal para inserção e desenvolvimento da rádio na escola. Metodologia adotada: Expôs-se a possibilidade de programação manual de rádio através de downloads pela internet ou audição e seleção em pendrives e CDs e praticaram-se as informações expostas no laboratório de informática da escola. As turmas selecionaram músicas por categoria (sertanejo, pop, rock, forró) e montaram protótipos de programação da rádio de acordo com pesquisa oral e escrita realizada previamente no intervalo das aulas. (Ver anexo I)
 • TEMA: Qual o objetivo da programação? Objetivo: Apreender material adequado para divulgação durante intervalo (mídia audiovisual) e articular aparelhagem e texto verbal e não verbal para inserção e desenvolvimento da rádio na escola através de lauda de programação de rádio. Metodologia adotada: Durante a oficina a monitora expôs e reforçou a necessidade de organização e praticidade na programação semanal da rádio utilizando a demonstração de preenchimento de lauda específica de programação (ver anexo II)
 • TEMA: Vamos fazer funcionar a RÁDIO? Objetivo: Apreender características sobre rádio e web radio e organizar a programação de aparelhagem da primeira semana da rádio MAIS na escola. A partir da lauda de programação escolheu-se o produtor oficial diário da rádio, o coordenador de ações, o cinegrafista e o fotógrafo das apresentações semanais da oficina nos intervalos e a integração entre as turmas se deu também pela presença de alunos dos diversos anos e com características de oralidade , espontaneidade e escrita que se complementavam, obtendo excelentes resultados. As laudas foram preenchidas coletivamente e decidiu-se em grupo qual lauda seria apresentada primeiro. Relatos semanais são manuscritos e digitados por nossos alunos para avaliação na oficina posterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Triste

Que palavra escolher como título?