Projeto NOSSA GENTE TEM VALOR

O Projeto “Ano Cultural” é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura desde o ano de 2007, com o objetivo de homenagear personalidades artísticas paraibanas e, principalmente, de fazer as escolas vivenciarem a história e a obra de paraibanos que se destacam no cenário cultural brasileiro. Durante a execução desse projeto são realizadas nas escolas municipais ações pedagógicas interdisciplinares que desencadeiam um significativo processo de construção de conhecimento por meio da leitura, da produção de textos verbais e não verbais e dança. Neste ano de 2013, o “Ano Cultural” homenageia as cantoras Cátia de França e Elba Ramalho
                  O projeto " Nossa gente tem valor" fez-se necessário e foi impulsionado nesta unidade de ensino em especial pela busca de respeito e valorização da cultura popular paraibana , partindo de audições de textos e músicas das cantoras homenageadas no Ano Cultural da prefeitura municipal de João Pessoa - Cátia de França e Elba Ramalho . A maior parte dos alunos tinha pouco ou nenhum conhecimento a respeito da vida e obra das artistas e motivou-se pela curiosidade para pesquisar , apreciar e produzir material impresso, artístico (cênico e musical) em resposta à aprendizagem desenvolvida no decorrer do projeto. As atividades foram incitadas com o show de uma das homenageadas: (anexo 01)
                           "Confesso que nunca tinha ouvido falar em você, quando os professores convidaram nossa turma para ir ao seu show na Usina Cultural da Energisa eu não fiquei animado para ir, mas fui, mesmo pensando que o show seria muito chato.Fui surpreendido pela sua simplicidade e irreverência. Achei engraçado quando você falou que os seus amigos não acreditaram que os alunos estavam “estudando você”. Naquele momento pensei comigo mesmo: “nem eu acredito”, porém, depois de contemplar todo o seu show mudei totalmente de opinião e fiquei ansioso de saber mais sobre você." (...) 
 Texto produzido em formato de carta para cantora homenageada.
         E tiveram seu desenvolvimento no decorrer do ano letivo com pesquisas e produção de material artístico.Esta , por sua vez, direcionadora de trabalhos reconhecedores da cultura paraibana, bem como, a exposição em eventos da escola entusiasmou discentes na demonstração de maquetes, paródias , cartas, painéis e coreografias sobre as leituras interpretativas da obra dessas duas cantoras ; contribuindo neste sentido para a criatividade , empenho e apreensão de conteúdos diversos dos componentes curriculares envolvidos - Língua Portuguesa , Artes e Educação Física. 

                              "Saiba que é uma honra poder homenageá-la neste ano cultural,e uma ótima oportunidade para que não só eu,mas todos os outros alunos que estão participando possam se expressar e demonstrar opiniões sobre o reconhecimento das músicas populares paraibanas." 
                                  Texto produzido em formato de carta para cantora homenageada. 

 Objetivos

 • LÍNGUA PORTUGUESA GERAL : Promover a leitura e escrita de diversos gêneros textuais, de forma que os alunos sejam motivados a ler e a escrever prazerosamente, assim como investigar, entender e discutir assuntos que compõem os livros e textos trabalhados e a interpretação e análise dos mesmos. 

Dessa maneira, prepará-los para a leitura e produção dos respectivos gêneros, fazendo uso da língua culta, aprimorando-a, e principalmente, despertar o gosto pela leitura. 

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  Promover primordialmente a leitura e a escrita;
  Elevar o nível de conhecimento em relação as obras das artistas paraibanas homenageadas através de pesquisa e produção de texto orais e imagéticos.
  Priorizar a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação;
  Aprender a ler e analisar os aspectos diversos contidos na obra literária das homenageadas em suas letras de músicas;
  Perceber que o estudo da gramática dar- se- á no contexto do texto facilitando o reconhecimento das funções sintáticas nos textos discentes pós pesquisa;
  Valorizar e utilizar a linguagem de acordo com a situação sociocomuticativa, bem como as diferentes formas de falar, pensar e agir do indivíduo,em especial , a paródia. 

 Conteúdos Curriculares Língua Portuguesa
• Leitura e compreensão de texto literários • Paródia • Carta pessoal e sua estrutura • Produção de parágrafos • Pontuação • Vocativo • Uso dos termos da linguagem verbal (formal e informal) 

Metodologia 
          A linha-mestra da metodologia será a percepção e a construção da linguagem oral e escrita. Posteriormente, através do ensino da linguagem, será trabalhado a produção de diversos gêneros textuais, tais como: • Carta pessoal • Música • Relato de pesquisa • Texto informativo oral para exposição de pesquisa discente • Paródia • Debate • Fichamento para exposição em slide discente. 

 Relato das atividades Ano Cultural 2013 Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Neusilena de Brito Costa CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
 MES ATIVIDADE TRABALHADA 
 MAIO - AULAS DE LEITURA SILENCIOSA E COMPARTILHADA DE OBRAS DAS CANTORAS DESTACANDO TEMÁTICA E RITMO DAS MESMAS; PRODUÇÃO DE COMENTÁRIOS E TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE AS CANTORAS CÁTIA DE FRANÇA E ELBA RAMALHO

 JUNHO = AULAS DE LEITURA SILENCIOSA E COMPARTILHADA DE OBRAS DAS CANTORAS DESTACANDO TEMÁTICA E RITMO DAS MESMAS; PRODUÇÃO DE CARTA PESSOAL E PARÓDIA SOBRE AS CANTORAS CÁTIA DE FRANÇA E ELBA RAMALHO OU ENFATIZANDO ASPECTOS DE SUAS OBRAS. APRESENTAÇÃO DE PRODUÇÕES EM EVENTO DA ESCOLA (FORROFEC)

JULHO =   PRODUÇÃO DE TRABALHOS MANUAIS E ESCRITOS SOBRE OBRAS DAS CANTORAS HOMENAGEADAS - MÚSICA SIMPLES CÁTIA. 

AGOSTO=  AULAS DE LEITURA SILENCIOSA E COMPARTILHADA DAS CANTORAS HOMENAGEADAS EM VIDEOS E TEXTOS PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL PRESENCIAL E ONLINE EM REDES SOCIAIS. FORMAÇÃO DE MATERIAL PARA APRESENTAÇÃO EM DESFILE CÍVICO E MOSTRA DE MÚSICA DO ANO CULTURAL 

SETEMBRO =    APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DISCENTES EM SLIDE , DESENHO e MÚSICA. 

OUTUBRO =  FORMAÇÃO DE MATERIAL PARA CULMINÂNCIA NA MOSTRA CULTURAL • 

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados processualmente de forma contínua e progressiva, diagnosticando e respeitando o grau de aprendizagem e assimilação de cada educando, como: participação, interesse, motivação e desenvolvimento das atividades. 

 RECURSOS E MEIOS PARA A EXECUÇÃO  Disponibilidade de computadores para pesquisa dos educandos;  Aquisição de material didático: de acordo com a necessidade;  Câmera fotográfica;  Recurso pedagógico facilitador: livros, fita adesiva, cartolinas, cola, data show, impressora, papel sulfite, tesoura,tnt ,lápis grafite, agulha e linha etc.

 • PRODUÇÃO DE PARÓDIA SOBRE DA MÚSICA" É madrugada", Trio Nordestino 

 Em ritmo de São João ! É época de são joão, Forró, xote e baião, Tempo de cultura e animação, Tradicional do sertão, Vamos festejar, Pra depois arraia dançar, Iremos virar a noite Com a aliança no dedo, Garantindo compromisso, Com um homem direito. Só pedi à Santo Antônio, Que na noite de lua, Começasse o matrimonio, Para assim eu me casar, O amor de minha vida, Esperava-me no altar E eu tão lentamente Começava a entrar. No outro lado do sertão, As escolas estão preparando, Seus alunos para dançar, Essa festa tão desejada, Que é o arraia, Pamonha, canjica, manguzá, Para podermos degustar, Mas isso não acaba aqui, Tem paçoca, amendoim, E até bolo de aipim. O balão está no ar, E a moçada a olhar, Admirada fica, Com a festa bonita, Você também é convidado, Para com a gente festejar, Dançando arrasta pé, Até o dia clarear. Autores: Ágatha Pereira, Gabriel Andy, Rafaela Martins e Talita Xavier. Participação: Giully Ilanna e Millena Kethillyn.


 • APRESENTAÇÃO DO GÊNERO CARTA E DA OBRA DE CÁTIA DE FRANÇA. • MAQUETES SOBRE A MÚSICA "Ponta do Seixas" , de Cátia de França. e "Olha pro céu meu amor" , interpretada por Elba Ramalho















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Triste

Que palavra escolher como título?