PROJETO DE LEITURA ...Você é o próximo!

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO –


 O presente trabalho tem por fundamento a busca do reconhecimento e valorização da leitura de cada aluno de uma e/ou várias obras partindo de pesquisa intuitiva e exposição oral de interesses discentes e releitura destas de forma lúdica e instrutiva; transformando o ato de ler num resgate as memórias e aprimoramento da compreensão textual em todas as disciplinas, além e principalmente do exercício de produção e reprodução dos questionamentos explicitados pela(s) obra(s) no que se refere ao seu dia a dia e a exaltação a autenticidade e capacidade integrativa dos alunos a partir da sua compreensão textual demonstrada pelas mais diversas produções verbais e não verbais. Despertar o gosto dos alunos pela leitura e escrita, utilizando as diferentes tecnologias disponíveis nos ambientes pedagógicos - salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo e auditório é papel essencial da escola como formadora de cidadãos , e esta aprendizagem deve partir do principio de que todos os seres humanos têm leituras e, consequentemente escritas diferenciadas sobre um tema especifico.Cabe ao educador descobrir qual a habilidade de escrita do seu educando para demonstrar o que leu efetivamente de uma obra seja ela verbal ou não. O leitor que é “(...) parte integrante do ato de leitura, não apenas como pólo questionador, mas também como elemento de impulso reestruturante da obra pelo autor (Luiza Lobo)” torna-se escritor não obstante a sua importância essencial ao processo de formação de sentido ao escrito de maneira verbal e não verbal.O discente ao se distanciar da leitura perde a oportunidade de ampliar seu vocabulário e escrita da norma culta, restringindo seu conhecimento. Para combater esse afastamento e promover a leitura, escrita e aprimoramento dos discentes face a constante necessidade de bons escritores para o futuro , faz-se primordial a ingerência da escola nesse processo como aliada e não como pressionadora. Eis então, o OBJETIVO GERAL do projeto: • Estimular a produção dos mais diversos gêneros textuais, além de ampliar o acervo sociolingüístico e cultural dos discentes, através da leitura e re-produção de textos nas mais diversas formas verbais e não verbais. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
• Integrar sensações e associar percepções. • Despertar a memória de nossas experiências sensíveis e culturais, individuais e coletivas. • Envolver emoção e prazer estético na prática da leitura. • Dar condições para o leitor descobrir que sua convivência com o texto e a escrita antecede sua relação com a instituição chamada literatura. (ZILBERMAN, R. & SILVA, EZEQUIEL. Literatura e Pedagogia, ponto e contraponto.) • Relacionar códigos variados e perceber o texto em suas estruturas mais profundas. • Relacioná-lo com os produtos da sua cultura. • Melhorar a capacidade de leitura e compreensão de diferentes textos; • Ampliar as possibilidades de interpretação de textos; • Desenvolver o gosto pela leitura e produção de texto. 

METODOLOGIA • A partir da verificação das dificuldades com relação à leitura e escrita, definiram-se as propostas para realização do projeto. • Privilegiaremos como metodologia deste projeto de leitura, diversas situações didáticas para envolver e despertar o interesse do aluno no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, partimos da motivação através de leituras de poesias e histórias, desenhos, produção de textos, pesquisas na internet, teatro e preenchimento de ficha introdutória de leitura (ver ANEXO ) • A escolha dos textos e gêneros dar-se-á a partir de livros didáticos e paradidáticos que possibilitem a inserção dos alunos no mundo do conhecimento e das características lingüísticas a serem utilizadas para a escrita. Gradativamente haverá: • Contação de histórias; • Atividades de reconstrução de texto- criar novo final ou início para a história lida (escrita e digitada para publicação em blog temático); • Pesquisa da vida e das obras de alguns autores; • Construção de textos-síntese, resenhas a partir das pesquisas; • Produção de textos coletivos, explorando características físicas e psicológicas dos personagens; • Produção de textos individuais. • Estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros; • Sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra com inserção de dotes artísticos discentes (fantoches, painéis ilustrativos, peças de teatro, seminários, músicas, entre outros); • Apresentação de recitais e/ ou saraus.

ASPECTOS AVALIATIVOS
A avaliação acontece de forma contínua e simultânea, baseada na observação e acompanhamento dos alunos nas atividades, durante todo o processo de aplicação do projeto para fazermos as mudanças necessárias, a fim de melhorarmos as estratégias de ensino-aprendizagem. Os alunos devem tratar do tema de forma crítica, reflexiva e atual. Após orientação dos professores as turmas buscaram novas informações, ouvindo, lendo, debatendo e analisando. Esse processo compreende a avaliação somativa e formativa. 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
1. Leitura de textos diversos a partir de escolhas discentes dois primeiros meses do ano; 
2. Reconhecimento e elaboração de blog literário para publicação de textos discentes; 
 3. Contato de histórias e produções textuais – verbais e não-verbais- nas salas de aula, Biblioteca e Laboratório de Informática. Mês seguinte. 
4. Ensaio de músicas
 5. Ensaio de teatro de bonecos
 6. Preparação de cenários 
7. Pesquisas na internet pelos alunos – a partir de cada leitura de autor ou tema especifico;
 8. Evento final – Socialização das experiências – Recital de poesia e Sarau Literário. 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES 

ATIVIDADE 01 – SONDAGEM
ESCOLA:_________________________ TURMA: ____ IDADE: _____ NOME (opcional):_________________________________

 SONDAGEM DE LEITURA
Você costuma ler?________ 1. Se respondeu não, qual (ais) a(s) razão (ões)? ( ) Não tenho tempo ( ) Não gosto de ler ( ) Dificuldade de concentração ( ) Os livros são caros ( ) Outro:__________________________ 
 2. Se respondeu sim, o que lê? ( ) Livros. Ex:______________________ ( ) Jornais.Ex:______________________ ( ) Revistas.Ex:_____________________ ( ) Outro:__________________________ 
3. Costuma comprar livros? Jornais? Revistas? Cite um exemplo. ________________________________ 4. Com que freqüência você lê? ( ) diariamente ( ) semanalmente ( ) mensalmente ( ) anualmente 
5. Como você seleciona os livros que vai ler? ( ) conselhos de amigos ( ) propaganda de TV, rádio ( ) sugestão dos professores ( ) outros: _________________________ 
6. Os livros que você lê... ( ) são adquiridos na biblioteca ( ) são comprados ( ) são emprestados 
7. Cite nomes de alguns autores que você já leu ou já ouviu falar, especifique: ______________________________________________________________________________ 
8. Cite algum(ns) livro(s) que você já leu. Tente lembrar! ______________________________________________________________________________ 
 9. Há algum livro que você tem interesse em ler. Qual? ___________________________________
 10. Qual o motivo de ainda não ter lido? ___________________________________ 
 11. Você acessa a internet?_________ 
 12. Com que freqüência? ( ) diariamente ( ) semanalmente ( ) mensalmente ( ) Raramente 
13. O que costuma ler na internet? ( ) livros [e-books] ( ) Blogs ( ) Mensagens ( ) Letras de músicas ( ) Outros:_____________________
 14. Sobre música, marque suas preferências: ( )POP ( )Rock ( ) Forró ( ) Axé ( ) Pagode ( ) Sertanejo ( ) Outro:_________________ ( ) Nacional ( )Internacional
 15. “Considero que a leitura é”...: ( ) a base do conhecimento ( ) um passatempo ( ) uma chatice ( ) outro:¬¬¬¬¬__________________________ 
 16. É sócio/cadastrado em alguma biblioteca? Qual? ___________________________________ 
17. Qual a função da leitura para você? ______________________________________________________________________

 ATIVIDADE 02 ( LENDO E ESCREVENDO SOBRE O QUE GOSTO) - PRODUÇÃO DE TEXTO LIVRE PARA TODAS AS SÉRIES - 

 Modelo de ficha de leitura inicial: NÃO ESQUEÇA QUE LER NÃO SIGNIFICA PASSAR PELAS LETRAS, MAS ENTENDER O QUE O TEXTO QUER DIZER. BOA LEITURA! 

OBRA LIDA OU ASSISTIDA AUTOR PERSONAGENS DATA DA LEITURA OPINIÃO 

1. ( )BOM ( )MUITO BOM
 2. ( )BOM ( )MUITO BOM
 3. ( )BOM ( )MUITO BOM 
4. ( )BOM ( )MUITO BOM 
5. ( )BOM ( )MUITO BOM


ATIVIDADE 03 (RECONTANDO ESTÓRIAS) **A atividade pode ser feita escrita e depois por e-mail entre os alunos da turma para possíveis interações na produção do texto. Aluno(a), sua tarefa de hoje é dar um novo final a essa história. Já o lemos na sala de aula e sabemos como ele termina, cabe a vocês agora produzirem um final inusitado para ele. Use sua criatividade e mãos à obra! A PÊNDULA, de Machado de Assis Saí dali a saborear o beijo. Não pude dormir; estirei-me na cama, é certo, mas foi o mesmo que nada. Ouvi as horas todas da noite. Usualmente, quando eu perdia o sono, o bater da pêndula fazia-me muito mal; esse tique-taque soturno, vagaroso e seco parecia dizer a cada golpe que eu ia ter um instante menos de vida. Imaginava então um velho diabo, sentado entre dois sacos, o da vida e o da morte, a tirar as moedas da vida para dá-las à morte, e a contá-las assim: - Outra de menos... - Outra de menos... - Outra de menos... - Outra de menos... O mais singular é que, se o relógio parava, eu dava-lhe corda, para... ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 


ATIVIDADE 04 (RESENHAS) Proposta de atividade 6º ao 9º ano Ilustração: Michele Iacocca Expectativas de Aprendizagem: 

 Espera-se que os alunos: a) Elaborem resenhas do livro indicado considerando o contexto de produção definido pelo professor e as especificidades do gênero. b) Utilizem conhecimentos lingüísticos para produzir seus textos, de modo a garantir-lhes eficácia. c) Planejem, redijam, revisem e reescrevam seu texto considerando sua adequação ao contexto de produção definido. No que se refere aos alunos de 5ª a 8ª série, espera-se que produzam resenhas que contenham elementos que: • identifiquem e caracterizem a obra; • apresentem uma síntese do conteúdo da obra; • analisem criticamente o conteúdo da obra de referência. :: 
Organização da atividade clandestino A atividade deverá ser organizada em três momentos:laceração a) Aprendendo o que é uma resenha. b) Elaborando uma resenha a partir de uma obra lida pela classe. c) Elaborando a resenha da obra lida nas atividades de leitura da escolha pessoal. Na primeira parte, o aluno deverá ser apresentado ao gênero. O professor deverá organizar uma seqüência didática que trabalhe, por comparação e análise, as características de uma resenha: • seu contexto histórico de produção; • suas características de composição estrutural; • os recursos estilísticos do gênero. Nesse momento, é importante que sejam focalizadas ainda as características que assumem resenhas publicadas em diferentes portadores e que circulam em diferentes meios, analisando-se as interferências das condições de produção nos textos produzidos; a progressão temática de resenhas diferentes, analisando-se o movimento utilizado pelo autor para organizar seu texto. Uma possibilidade é utilizar resenhas de livros, peças teatrais, filmes, publicadas nas próprias obras, em jornais, revistas para leitura e análise. Incluir nesse trabalho resenhas de capítulos de novelas ou programas na TV ou de rádio e compará-las estabelecendo semelhanças e diferenças em relação às anteriores. Na segunda parte, deve-se elaborar individualmente uma resenha sobre uma obra lida por todos. É importante que seja uma obra que todos tenham realmente lido, pois isso permite que, na discussão coletiva, esclarecimentos sejam feitos a respeitos dos aspectos que devem ser objeto de discussão, dos procedimentos a serem utilizados na elaboração, dos recursos estilísticos possíveis etc. É importante que o professor reserve horários semanais para leitura em classe inclusive com leitura em voz alta feita pelo educador ou por alunos mais desenvoltos. As conversas sobre os textos podem também ter como objetivo a resenha. Por exemplo, se o professor estiver trabalhando com o gênero contos e lendo com eles uma pequena antologia como “Deixa que eu conto”, de Carlos Drummond de Andrade e outros, Ed. Ática parte do acervo do Biblioteca em minha casa MEC/PNBE/2002 o reinício da leitura pode ser uma retrospectiva da anterior, recuperando enredo, temas, personagens etc. Na terceira parte, deve-se especificar o contexto de produção da resenha que cada um elaborará sobre a obra de sua escolha pessoal: • quem será o interlocutor (e quais suas características); • qual a finalidade do texto (informar leitores da biblioteca da escola sobre o conteúdo das obras, compondo um acervo de resenhas; informar leitores de um jornal da escola sobre lançamentos de livros, por exemplo); • de que lugar escreverão (como alunos da série tal, por exemplo); • em que portador será publicada a resenha (fichas, folhetos, jornal da escola etc.); • em que lugar circulará (na escola como um todo, na sala de leitura, na comunidade escolar ampliada, por exemplo). Depois disso, solicitar que os alunos planejem o seu texto, definindo o que escreverão em cada uma das partes da resenha, que recursos utilizarão, que aspectos focalizarão etc., em função das características do contexto de produção. Finalmente, o texto deverá ser produzido, revisado e reescrito, considerando as especificações do contexto de produção e a correção dos recursos lingüísticos utilizados. Embora a produção seja individual, é possível organizar-se os alunos em duplas de trabalho que cooperarão entre si no processo. :: Avaliação Neste momento, o professor deverá verificar se, durante a realização das atividades e após sua conclusão as expectativas de aprendizagem foram atendidas, mediante auto-avaliação, avaliação coletiva e avaliação do professor. Sugestão de ficha de auto-avaliação Podem ser elaboradas duas versões da ficha abaixo: uma para ser utilizada pelo aluno na sua auto-avaliação, outra para ser utilizada pelo professor na avaliação final do trabalho. Os aspectos apontados devem ser adaptados de maneira a poder atender às demandas de cada um dos momentos. Além disso, cada professor deve adequar os aspectos textuais, gramaticais e notacionais apontados às especificidades de sua turma.

FICHA DE AVALIAÇÃO DAS RESENHAS 

ALUNO: ........................................................................................ SÉRIE: ................. PROFESSOR(A): ........................................... 

 ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS

 SIM NÃO COMENTÁRIOS Na produção da resenha: Os dados bibliográficos foram apresentados? Há síntese do conteúdo da obra? Há análise da obra como um todo? Foram feitos comentários sobre a obra? A resenha está adequada ao contexto de produção definido? A progressão temática realizada está adequada ás finalidades do texto? O texto foi organizado em parágrafos? Os critérios de paragrafação são adequados e coerentes? A pontuação interna dos parágrafos está adequada, atendendo aos efeitos de sentidos pretendidos pelo produtor? Os recursos linguísticos utilizados estão corretos (ortografia, concordância, regência, por exemplo)? Na revisão da resenha: Os aspectos apontados foram corrigidos? Os comentários feitos pelo colega foram considerados? (Explique) Os comentários feitos pelo professor foram considerados? (Explique) Na apresentação da resenha: O texto está legível? Foi respeitada a formação combinada? O trabalho está limpo? Os textos produzidos pelos alunos podem ser direcionados as diversas disciplinas do currículo escolar ( por exemplo o filme Tróia e a historia da Grécia , a obra escrita A cabana e o contexto religioso católico na Idade Média e atual, o filme Uma mente brilhante e sua apologia ao raciocínio lógico, entre outros) e apresentados a escola de maneira escrita e na internet através do blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Triste

Que palavra escolher como título?